terça-feira, 7 de maio de 2013

Comer, Rezar e Amar...

A muito tempo que quero ler esse livro (Comer , rezar e amar), e quando eu finalmente comprei e fui ler , eu fiz de tudo pra não continuar, não porque ele é ruim, e sim porque é bom e porque eu sabia que ia mexer demais comigo, admito que foi um livro de autoajuda pra mim...

Essa mulher conta uma das partes mais difíceis de sua vida e como ela supera isso, ela escreve da maneira mais simples, como se realmente estivesse escrevendo somente um diário e eu adoro isso.
 
Ano passado (2012) foi uma das fases mais difíceis da minha vida, e ler esse livro me ajudou bastante pra hoje já estar um pouco melhor, e quando percebo que esta mulher demorou quase 2 anos pra superar todas as dificuldades que para alguns são bem idiotas eu começo a acreditar que não sou tão fraca , e que as coisas são assim, que é realmente o tempo que é capaz de te fazer ficar melhor...
Meus problemas podem não ter sido tão grandes como os dela, talvez não tenha sofrido tanto quanto ela, mas mesmo assim eu tive problemas e sofri, além do mais quem vai dizer se um problema é grande ou não, se a tristeza é grande ou não, acho que só eu mesma, só nos sabemos o quão grande é nossa dor e pra mim eu sofri pra caralho, nunca chorei tanto, nunca esperneei tanto, nunca fui tão fraca, talvez no futuro eu passe por algo pior , e que quando olhar trás ache ridículo todo esse sofrimento, mas quer saber, foda-se, aconteceu, eu fiz merda, eu errei e sofri mais por isso e foda-se, agora o que me importar e tentar ficar bem independente do meu futuro ou passado, eu só quero ficar bem ...
 Cada palavra deste livro mexeu comigo, cada momento, pois eu me identifiquei com as situações e quero ter a força pra superar como ela , mas quero escrever algumas partes que mais mexerem comigo :

Pág.: 112, Cap.: 33

"...Ele prosseguiu explicando, em uma mistura de inglês , italiano e gestos que toda cidade tem uma única palavra que a define, que indentifica a maioria das pessoas ali.Se você pudesse ler o pensamento das pessoas que passam por você nas ruas de qualquer cidade, descobriria que a maioria delas esta tendo o mesmo pensamento. Qualquer que seja esse pensamento da maioria - essa é a palavra da cidade. E, se sua palavra pessoal não combinar com a palavra da cidade, então ali não é realmente o seu lugar.
- Qual é a palavra de Roma ? - perguntei.
-SEXO- anunciou ele.
(...)
Se formos acreditar em Giulio, essa palavrinha -SEXO- calça as ruas que você pisa em Roma, jorra dos chafareizes daqui, enche o ar como o barulho do tráfego. Pensar nisso, vestir-se para isso, aceitar isso, recusar isso, fazer disso um esporte e um jogo - é só o que todo mundo esta fazendo. O que faria um pouco de sentido(...), eu não sinto que Roma seja o exatamente meu lar.(...)Porque sexo não é a minha palavra agora.(...)Assim, a palavra de Roma, rodopiando pelas ruas, só faz esbarrar em mim e seguir seu caminho, sem causar nenhum impacto. Não participo da palavra, portanto não estou morando aqui por completo. É uma teoria maluca, impossível de se provar, mas eu até que gosto dela.
(...)
Mas Giulio ja havia passado à pergunta seguinte e mais óbvia:
- Qual é a SUA palavras ? "


Adoro essa parte , ainda mais que quando Giulio pergunta a Liss ,eu levo em consideração como se ele perguntasse a mim e realmente começo a procurar a minha palavra e acho que a encontrei, acredito que minha palavra seja mudança ! =D

Pág. : 157, Cap. 48: 

"Não quero que ninguém converse comigo. Não consigo suportar ver o rosto de ninguém neste momento. Consigo até me desvencilhar de Richard do Texas durante algum tempo, mas ele acaba me encontrando no jantar e, homem corajoso, senta-se bem no meio da fumaça preta do meu ódio por mim mesma.
-O que você tem que está toda ensimesmada?- pergunta ele com seu sotaque arrastado, com um palito na boca, como de hábito.
-Não pergunte -respondo, mas em seguida começo a falar e lhe conto tudinho,concluindo com:- E pior de tudo é que não consigo deixar de pensar obsessivamente no David.Pensei que tivesse esquecido ele, mas está tudo voltando.
-Espere mais seis meses, vai se sentir melhor- diz ele.
- Eu já esperei 12 meses, Richard.
- Então espere mais seis. Vá somando mais seis meses até esquecer.Essas coisas levam tempo.
   Solto o ar pelo nariz com força, como um touro.
-Escute aqui ,Sacolão -  diz Richard. - Algum dia você vai olhar para trás, para este momento da sua vida, e pensar que época deliciosa de luto ele foi. Vai ver que estava lamentando a sua perda, e que o seu coração estava despedaçado , mas que a sua vida estava mudando ,e que você estava no melhor lugar possível do mundo para fazer isso: (...)
- Mas eu amava ele de verdade.
-Grande coisa. Você se apaixonou por uma pessoa, e daí? Não entende o que aconteceu? Esse cara tocou um lugar do seu coração mais profundo do que você pensava que era capaz de alcançar . Em outras palavras, você foi fisgada, menina. Mas esse amor que você sentiu foi só o começo. Isso é o amor mortal, limitado, café com leite. Espere para ver como você é capaz de amar mais profundamente do que isso. Nossa, Sacolão... você tem a capacidade de um dia amar o mundo inteiro. É o seu destino. Não ria. 
- Não estou rindo. - Na verdade, eu estava chorando.-E, por favor, não vá você rir de mim agora, mas acho que o motivo pelo qual é tão difícil para mim esquecer esse cara é que eu realmente achava que o David fosse a minha alma gêmea "


Pág.: 158 

"-Provavelmente era. O problema é que você não entende o que essa expressão significa. As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo para que você possa mudar a sua vida . Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa.(...)"

Eu leio como se isso tudo estivesse sendo dito para mim...

Pág.: 165, Cap. 50

" E então me lembro de uma história que minha amiga Deborah , a psicóloga , me contou certa vez. Durante os anos 1980, a cidade da Filadélfia perguntou-lhe se ela poderia ser voluntaria para ministrar aconselhamento psicológico a um grupo de refugiados do Camboja - os chamados boat people -  recém-chegados à cidade. Deborah é uma psicóloga excepcional, mas ficou terrivelmente intimidade por essa tarefa. Aqueles cambojanos haviam sofrido o pior que os seres humanos são capazes de infligir a outros seres humanos - genocídio ,estupro, tortura, fome, assassinato de parentes diante de seus olhos, tudo isso seguido por longos anos em campos de refugiados e perigosas viagens de navio para o Ocidente , durante as quais pessoas morriam e cadáveres eram lançados aos tubarões -, então que tipo de ajuda Deborah poderia oferecer a essas pessoas ? Como era possível para ela entender a extensão do seu sofrimento ?

-Mas você sabe sobre o que essa gente toda queria falar quando conseguia encontrar psicólogo ? 

Era só: Conheci um cara, quando estava morando no campo de refugiados, e a gente se apaixonou. Achei que ele me amasse de verdade, mas depois a gente foi para navios diferentes e ele ficou com a minha prima. Agora esta casado com ela, mas diz que me ama de verdade, e fica me ligando o tempo todo, e sei que deveria dizer para ele ir embora,mas ainda o amo e não consigo parar de pensar nele. E eu não sei o que fazer..."

Uma das razões que eu não me sinto mais tão idiota por chorar por um amor ... 


Pag.:268, Cap. :87

"Estou sempre me lembrando de um dos ensinamentos da minha Guru sobre felicidade. Ela diz que as pessoas tendem a pensar universalmente que a felicidade é um golpe de sorte, algo que talvez lhe aconteça se você tiver sorte suficiente, como o tempo bom. Mas não é assim que a felicidade funciona. A felicidade é consequência de um esforço pessoal. Você luta por ela, faz força para obtê-la, insiste nela, e algumas vezes viaja o mundo à sua procura. Você precisa participar o tempo todo das manifestações de suas próprias bênçãos. E, uma vez alcançado um estado de felicidade, nunca deve relaxar em sua manutenção, deve fazer um esforço sobre-humano para continuar para sempre nadando contra a corrente rumo a essa felicidade, para permanecer flutuando em cima dela. Se não fizer isso, seu contentamento interno irá se esvair. É muito fácil rezar quando se está passando por um momento difícil, mas continuar a rezar mesmo quando a sua crise já passou  é como um processos de selamento, que ajuda sua alma a se aferrar às coisas boas que conquistou. "  

Acho muito difícil aceitar este conceito, apesar de acreditar nele. Eu na verdade odeio a ideia de ser tão fácil ficar triste e manter essa tristeza do que ser ser feliz e manter essa felicidade. Minha mãe ja deve ter repetido esse mesmo ensinamento pra mim umas mil vezes, mas por ter essa dificuldade de aceita-la eu gosto da ideia de ler e reler sempre que possível . 


Ai estão alguma mínimas partes(sim mínimas, porque acho que eu iria ter que escrever quase o livro inteiro aqui para falar cada coisinha que mexeu comigo) desse livro maravilhoso que me ajudou e acredito que vai continuar a ajudar por toda a minha vida !




Nenhum comentário:

Postar um comentário